estiagem

Seca gera prejuízo de R$ 28 milhões em Caçapava do Sul

Foto: Prefeitura de Caçapava do Sul (Divulgação)
Caminhão-pipa improvisado leva água para moradores do Alto da Meia Légua

Caçapava do Sul é a segunda cidade da região a decretar emergência na área rural devido à estiagem que afeta o município neste verão. São Gabriel também está em emergência. O motivo alegado pelo poder público de Caçapava é o mesmo que afeta mais de 20 cidades do Estado: a falta de água para consumo humano e de animais, além de abastecimento para a produção nas lavouras.

Na semana passada, o prefeito Giovani Amestoy (PDT) se reuniu com os secretários municipais para discutir o decreto de situação de emergência e solicitar o levantamento dos prejuízos no município.

Câmara de Vereadores de São Sepé estuda adoção de energia solar

No decreto, que tem data de 12 de março, os baixos índices de precipitação pluviométrica nos meses de novembro e dezembro de 2017, e que agravaram ainda mais no início deste ano, a Secretaria de Assistência Social informou que mais de 520 famílias foram afetadas e estão com o abastecimento de água comprometido, necessitando de ajuda humanitária.

A prefeitura tem levado água a esses locais por meio de caminhões-pipa improvisado, como é o caso do Alto da Meia Légua. A Secretaria de Agropecuária, Indústria e Comércio, que desde o início do ano auxilia na condução de água à zona rural, informou que já foram transportados, com o auxílio da Corsan, quase 223 mil litros de água para a zona rural.

PREJUÍZOS
Segundo a Emater, as perdas nas culturas de soja, milho, feijão, frutas, verduras e legumes, além do prejuízo na pecuária na criação de gado de corte e leiteiro, são expressivos, ultrapassando R$ 28 milhões. 

Conforme o laudo técnico da Tritícola Caçapavana, uma das maiores produtoras de grãos do município, a produção estimada em outubro de 2017, de 69 mil toneladas de grãos, não se confirmará e deve ser alcançar a metade este ano, com total de34,5 mil toneladas.

CTG Rincão de São Pedro promove Rodeio Intermunicipal

De acordo com o relatório da Defesa Civil do município, as localidades mais atingidas são Rincão da Salete, de Lourdes, Godinhos, Tarumã, Bitencourt, Vieiras, Segredo, Patronato, Picada Grande, Colônia de Santa Tereza, Santa Bárbara, Caieiras, Santa Barbinha, Vila Pereirinha, Coxilha São José e Faxinal.

*Com informações da prefeitura de Caçapava do Sul

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caçapava do Sul recebe cinema itinerante Anterior

Caçapava do Sul recebe cinema itinerante

Ginásio de esportes de Caçapava do Sul passa por reforma Próximo

Ginásio de esportes de Caçapava do Sul passa por reforma

caçapava do sul